skip to Main Content

Com toda a tecnologia que vivemos hoje, com os olhos voltados para telas de celulares e computadores, quem mais sobre as consequências é o nosso próprio corpo.

Nosso corpo responde aos movimentos que repetimos e às posições que mantemos.

Muitas vezes, a dor e a disfunção musculoesquelética estão relacionadas à má postura.

Dores no pescoço, nas costas e nos membros superiores e inferiores costumam acometer os trabalhadores nas suas mais diversas funções.

Uma avaliação postural no local de trabalho é capaz de identificar esses fatores de risco por meio de diversas ferramentas de avaliação e captura de dados.

Mas, antes de falarmos sobre a avaliação postural, vamos entender melhor o significado de postura, os problemas causados pela má postura e a importância da avaliação postural e ergonômica para os funcionários e para a empresa.

O que é postura?

Postura é um termo que descreve uma posição geral do alinhamento do corpo em relação às suas partes.

A má postura é considerada a causa principal da maioria dos distúrbios musculoesqueléticos que as pessoas lidam diariamente. No caso de você estar sentado em uma estação de trabalho, por exemplo, é essencial que esteja bem ajustado.

Um funcionário que atua em um espaço de trabalho ergonômico mal projetado é predisposto a lesões.

O objetivo da postura correta é estar no alinhamento ideal para realizar uma atividade da maneira mais eficiente e com a menor quantidade de energia e esforço.

O que é Avaliação Postural

Cada indivíduo apresenta características individuais de postura que podem vir a ser influenciada por vários fatores.

Exemplos: Anomalias congênitas ou adquiridas, má postura, obesidade, atividades físicas sem orientação ou inadequadas, distúrbios respiratórios, desequilíbrios musculares, frouxidão ligamentar e doenças psicossomáticas.

A má postura no trabalho pode muitas vezes ser a causa subjacente de muitas dores.

Além de cargas de trabalho pesadas e tarefas repetitivas, isso pode aumentar o risco de acidentes no local de trabalho.

O objetivo principal da avaliação postural é identificar os desequilíbrios mais evidentes a fim de evitar além da prescrição de exercícios que possam vir a acentuar esses desequilíbrios, orientar em relação a postura mais adequada que melhor ajusta o
sistema musculoesquelético, equilibrando e distribuindo todo o esforço das atividades diárias, favorecendo a menor sobrecarga em cada uma de suas partes.

Durante a avaliação, há a necessidade de ser visualizado o equilíbrio global do corpo.

Uma avaliação postural é indicada para todos os trabalhadores interessados ​​em saber as maneiras como sua postura pode ter impacto na saúde, bem como na produtividade geral no trabalho.

A Clinart possui equipe especializada em avaliação postural, dedicada a restabelecer o bem-estar geral no ambiente de trabalho.

Fale conosco!

Agora os funcionários no qual a Clinart tem contrato com a empresa poderão realizar o agendamento online.

Basta clicar  no botão “agende sua consulta”, preencher o cadastro e selecionar opção “Avaliação Postural”.

Escolha o melhor horário, após isso, basta comparecer no horário agendado e no local que foi disponibilizado pela sua empresa para realização da avaliação.

Agende sua consulta
Back To Top